terça-feira, 21 de março de 2023

Programa Mais Médicos 2023 – Governo prevê edital com 5 mil vagas ainda no mês de Março



    O retorno do Programa Mais Médicos prevê que, ao final deste ano, haja cerca de 28 mil profissionais estejam atuando em áreas prioritárias de extrema pobreza. Este programa trás consigo muitos que são a favor da ação e outros que são contrários a ela.

    Os que são a favor do programa, citam a presença de médicos em localidades remotas onde antes não havia este profissional, ou que a sua presença não era constante durante todos os dias. Outro ponto a favor é o incentivo dos médicos que receberam incentivos por parte do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que propiciou a sua formação acadêmica e que podem contribuir com o governo no momento em que estão formados.

    Já para os que são contra o Programa Mais Médicos, as principais reclamações são a falta de preparo dos médicos que estão ocupando as vagas, principalmente os estrangeiros, de maioria cubana, que não conhecem as endemias existentes no Brasil, principalmente nas localidades onde são destinados, e os fármacos que são utilizados no Brasil. Além disso, criticam o destino dos 75% dos recursos que ficam em Cuba e não são repassados para os médicos que atuam em nosso país.

    O que geralmente parece ser um ponto passivo de ambos é que o governo deveria incentivar que os médicos brasileiros tivessem melhores condições de trabalho em Unidades e Postos de Saúde bem equipados com insumos e materiais necessários e suficientes para atender aquela localidade. Somente este fator geraria um ambiente mais adequado e propício para o bom desenvolvimento destes profissionais, quer seja nas cidades quer seja em regiões mais remotas.

    De qualquer maneira, o que realmente importa é que a população não seja usada como uma massa de manobra política ou que seja um meio utilizado para desvios de grandes recursos financeiros. A população deve ser o principal foco. Ele é a parte fragilizada e é a que mais necessita que o programa funcione de maneira adequada e idônea.

    Agora me diga, qual a sua opinião a respeito do retorno do Programa Mais Médicos? Você é a favor ou contra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário