quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Brincadeiras de infância

Puxa, hoje em dia fico vendo os brinquedos das crianças e me admiro com a diferença de quando eu era criança. A tecnologia realmente chegou para ficar. Tablets, celulares e computadores possuem novas atribuições, e por vezes é a única atribuição utilizada, que são os jogos eletrônicos. Não é mais incomum de vermos crianças, adolescentes e adultos jogando em seus dispositivos móveis.

Não sou uma pessoa idosa, mas na minha infância, jogávamos muito futebol e bets ou (bet-ombro), brincávamos de pique-esconde, polícia e ladrão, peão, bolinhas de gude, pipa, etc.

Lembro que tínhamos as estações para algumas brincadeiras, por exemplo, nas férias de Julho, como ventava muito na cidade onde morava, sempre brincávamos de empinar pipa. O mais legal era você produzir sua própria. Pegávamos um pedaço de bambu para fazermos a estrutura da pipa, usávamos papel de seda, uma linha 10 para auxiliar na estrutura, cola branca para colar o papel. Tinha que ter cuidado para não rasgar, então passávamos o dedo para uniformizar a distribuição da cola e não molhar muito a ponto de rasgar o papel.

Outra brincadeira que era muito legal, era polícia e ladrão. Sempre que tinha uma construção, aproveitávamos os finais de semana e dividíamos o pessoal em 2 grupos. Sempre estávamos evoluindo nossas armas. Iniciamos com armas de madeira onde imaginávamos um revolver ou uma espingarda. Com o passar do tempo, passamos a utilizar uma borracha para montarmos uma espécie de estilingue. Utilizávamos um prego pequeno para dar apoio à tampinhas, que eram nossa munição.

Quando não tinha nada, podíamos simplesmente pegar as manguinhas pequenas que uma mangueira derrubava por conta dos ventos e utilizávamos como "granada". Fora muitas outras brincadeiras que fazíamos, aproveitando nossas tardes. Ao ar livre. Entrávamos nas casas somente para almoço, café da tarde e janta. Fazíamos amizade com as crianças de toda a vizinhança. Sabíamos onde moravam, quem eram os pais... Ah, que saudades!

Minha filha, como toda esta geração, gosta de jogos eletrônicos, mas sempre incentivamos que ela faça brincadeiras ao ar livre, aproveitando o Sol, o vento... Brincamos com bola na quadra, jogamos ping-pong, gostamos de apostar corrida, andar de bicicleta, patinete, patins... E tenho certeza que, no futuro, serão estes momentos os que serão mais lembrados por ela. E você? Que tal tentar aprender a patinar assim como eu? Acredito que não importa a idade, precisamos sempre tentar aprender algo novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário